Manutenção

As polias sincronizadas consistem em elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acopladas a eixos motores, os quais são movidos por meio de máquinas e equipamentos. Condicionadas à presença de correias, as polias, quando em funcionamento, possuem a finalidade de transmitir movimentos, por meio de uma transferência de forças, de um eixo para o outro.

Por se tratar de um item com grande aplicação na indústria, envolvido em diferentes partes do processo de fabricação, as polias sincronizadas são de extrema importância do ponto de vista econômico, não apenas pelo seu custo, mas pelo impacto causado nas possíveis paradas de produção em função de quebras. Dessa forma, a correta manutenção das polias sincronizadas é de extrema importância para um bom andamento da produção. 

Seguem algumas dicas e cuidados a serem observados no uso de polias sincronizadas e correias, que certamente trarão maior rendimento, se seguidos corretamente.

As polias devem apresentar os canais livres de graxa, óleo ou tinta, evitando a corrosão da correias industriais e conseqüente redução de sua vida útil;

A verificação periódica do possível desgaste dos rolamentos e da polia permite a verificação de possíveis falhas e conseqüentes paradas não programadas.

Além dos cuidados supramencionados, as polias em “V” necessitam de um perfeito alinhamento. A não observância desse importante princípio pode trazer danos às correias e polias, pois forçará os eixos e rapidamente provocará o desgaste destes e dos mancais.

Para um bom alinhamento, recomenda-se o uso de uma régua paralela, a qual deverá tocar toda a superfície lateral das polias sincronizadas.

A observância desses fatores contribuirá para uma maior duração das polias sincronizadas e conseqüente redução de custos com paradas de manutenção.


Mais Informações?