Polias

Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acopladas a eixos motores e movidas por máquinas e equipamentos. Para uma polia funcionar se faz necessária a presença de vínculos chamados correias. Há vários tipos de polias, e, para cada tipo existe uma correia que se acopla perfeitamente a ela. As principais vantagens encontradas em transmissões por correias e polias acontecem em função de o elemento ser flexível, não ter partes móveis e ter como princípio de transmissão o atrito.

A maioria dos acionamentos são através de correias industriais em V. Correias em V utilizam sua seção transversal trapezoidal em contato com as laterais da polia para gerar atrito e, conseqüentemente, capacidade para transmissão de força e movimento. Correias industriais em V múltiplas e/ou unidas são especificadas para cargas pesadas. Um acionamento com correia em V pode proporcionar um rendimento máximo de 95-98% no momento da instalação. O rendimento também depende do tamanho das polias, do torque consumido pelo equipamento e tipo de correia em V utilizada. O rendimento da transmissão ao longo do tempo pode reduzir 5% devido ao escorregamento, porque as correias industriais em V não são retensionadas periodicamente, gerando assim um rendimento nominal de aproximadamente 93%.

Já as correias sincronizadoras são dentadas e exigem a instalação de polias dentadas ou sincronizadas. As correias sincronizadoras proporcionam um rendimento nominal de 98% constante ao longo do tempo e para uma grande variedade de cargas (leves a pesadas). Em contrapartida, as correias em V possuem uma grande redução no rendimento quando trabalham em elevados torques devido ao aumento do escorregamento. Correias sincronizadoras exigem menos manutenção e retensionamento, funcionam em ambientes úmidos e contaminados, e devido ao engrenamento positivo não patinam. 

Segurança

A transmissão por correias oferece proteção contra choques (em decorrência do deslizamento), vibrações(em função do elemento ser flexível) e sobrecarga (também decorrente do deslizamento). No caso de choque e/ou sobrecarga exceder a força de atrito, ocorrerá o deslizamento da correia na polia, protegendo assim o sistema motor, o que não ocorre na transmissão por correntes e engrenagens.

Economia

A transmissão por correia e polia é mais econômica que qualquer outro tipo de transmissão, tanto no custo de instalação, quanto da manutenção, uma vez que o preço das correias e polias fabricadas em série não é elevado, o mecanismo não exige lubrificação (como exigem correntes e engrenagens) e a substituição de correias e polias gastas é feita de forma fácil e econômica. Também se obtêm economia de tempo em paradas na linha de produção, uma vez que as correias e polias podem ser substituídas de um modo simples e rápido.

Versatilidade

As transmissões por correias e polias podem ser projetadas com grandes reduções ou grandes multiplicações de rotação em uma mesma instalação. Com uma única correia é possível se obter diferentes relações de velocidades

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