Componentes de um sistema de correia transportadora

Componentes de um sistema de correia transportadora

O transporte de materiais através de correias transportadoras é composto de alguns elementos, que dão suporte e possibilitam que o fim ao qual a correia se propões seja cumprido. Apesar de ser “a grande estrela” do sistema, seu objetivo só é atingido graças a todo o aparato promovido pelos demais componentes.

Um sistema de correias transportadoras é composto por vários componentes, dentre eles estão eixos, mancais e polias, acoplamentos distribuídos em alguns sistemas: dispositivos de carregamento e descarregamento; polias de acionamento, de retorno e esticadora; roletes de carga, de retorno; correia transportadora; dispositivos raspadores; estrutura de suporte de carga; e dispositivo de acionamento.

Vamos detalhar um pouco o funcionamento de cada um deles.

Polias de acionamento: As polias de acionamento e retorno também são conhecidas como tambor. São utilizadas nas correias transportadoras para a transmissão de potência, como uma polia acionadora ou polia acionada. Na função de polia acionadora ela transmite o torque do motor e como polia acionada serve para o retorno da correia.

Essas polias são responsáveis pelo alinhamento e esticamento das correias transportadoras, apresentando algumas características importantes na composição do sistema. Seu diâmetro é um dos parâmetros a serem observados. Quanto maior o diâmetro do tambor maior a durabilidade da correia, minimizando os esforços decorrentes da flexão.

Nos próximos artigos iremos detalhar o funcionamento e importância dos demais elementos dos sistemas das correias transportadoras.

Compartilhe esse conteudo

Mais Informações?